sábado, 23 de julho de 2011

Sucessor do Xbox 360 com gráficos do filme "Avatar" ou mero exagero?



Não é a primeira vez que se ouve mil maravilhas sobre um futuro console muito antes do lançamento do mesmo.
Em março de 1999, antes do lançamento do Xbox, surgiram muitos comentários sobre o console da Microsoft, dentre eles estava a afirmação de que "o novo console terá gráficos comparáveis aos de Toy Story ".
Para quem não sabe, Toy Story é um filme produzido em computação gráfica, técnica que permite produzir gráficos extremamente detalhados e requer enorme poder de processamento per frame.

Obviamente que todos puderam comprovar que tal afirmação foi um fiasco e que nem mesmo nos últimos meses de vida o Xbox conseguiu atingir níveis de detalhes comparáveis aos vistos em Toy Story.

Agora vemos a mesma história se repetir. A AMD (Advanced Micro Devices), que é uma provável fornecedora de componentes para o próximo Xbox, soltou esta pérola afirmando que o console será capaz de reproduzir gráficos com a mesma qualidade vista no filme Avatar, de James Cameron. Está parecendo mais uma forma de vender seu peixe, já que pode ser a fornecedora de componentes vitais para o console. Mas vê-se logo o quão absurda é a afirmação.

Isso será coerente apenas se levarmos em conta que o novo console poderá ter um drive Bluray e aí poderemos inserir o disco do filme no console e assistir na tv. Daí podemos dizer que Xbox roda gráficos de Avatar...

Levemos em conta que nem em 5 anos será possível compactar em um único chip de silício todo o poder das renderfarm, que possuem centenas de placas gráficas profissionais Quadro e Firepro espalhadas pelos diversos clusters e que são o necessário para renderizar um filme como Avatar. E mesmo se por um milagre fosse possível esta façanha, o custo seria exorbitante para que esta pérola tecnológica fosse comercializada dentro de um console de games caseiro, que é um aparelho de baixo custo para as massas.

Renderfarm da Pixar:
Outra renderfarm:

A partir disso já se pode ter ideia de quão absurda é a afirmação feita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário